Algodão Análise de Mercado

Demanda chinesa movimenta mercado do algodão; No Brasil, volume de exportações segue baixo, mas com muita pluma a ser colhida

Lício Pena, diretor executivo da AMIPA (Associação Mineira dos Produtores de Algodão), analisa o mercado do algodão, ressaltando que o mercado dos EUA está um pouco mais seguro depois da aprovação da suspensão do teto de gastos, além da demanda interna na China. Já no Brasil, Lício destaca os números do mês de maio e o avanço da produção nacional

A semana encerrada em 02 de junho para o mercado do algodão foi marcada mais uma vez pela alta volatilidade, refletindo as incertezas econômicas e climáticas no hemisfério Norte. Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a perspectiva de uma safra menor na China ter tornado a importação da fibra cada vez mais viável.

Com o plantio finalizado, a Associação de Algodão da China (CCA) divulgou que em Xinjiang a produção pode cair para 5,3 milhões de toneladas, devido a reduções na área plantada e na produtividade. A previsão inicial era de quase 5,6 milhões tons.

A taxa de operação das fiações continua alta, impulsionada principalmente pelo mercado interno. A demanda por algodão importado continua muito ativa na China. Após quase um ano, o balanço de preço do algodão doméstico x importado está favorecendo a importação, com o aumento de preço do algodão local.

O Brasil exportou 60,3 mil tons de algodão em mai/23. O volume foi 26,1% menor que o total embarcado em mai/22. No acumulado de ago/22 a mai/23, as exportações somaram 1,316 milhão de toneladas, queda de 17,7% com relação ao mesmo período da temporada passada.

Até o dia 02/06, o estado de Minas Gerais colheu 11% do algodão previsto para a safra atual. A nível nacional, 1,09 % foi colhido

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta