DAP’s, com vencimento entre 8 de fevereiro de 23 até janeiro de 2024, tem validade ampliada
DAPs com vencimento a parir de 1º de fevereiro de 2024 não tem validade alterada e, quando vencerem, terão que ser transformadas em CAF. Mas se sua DAP venceu até dia 7 de fevereiro de 2023 você produtor precisará ir até uma entidade emissora para substituir sua DAP pelo CAF. Os produtores deverão se regularizar para a emissão do novo documento.
A diretoria executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, um documento solicitando soluções para os problemas enfrentados com a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). O pleito foi realizado durante um encontro do ministro com os diretores da empresa, no último dia 4/2, em Uberaba-MG, onde foi realizada a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Nas últimas semanas, o sistema eletrônico de emissão CAF vem apresentando lentidão e funcionamento intermitente, dificultando a realização e emissão do cadastro.
Em Minas Gerais, a Emater-MG é responsável pelo atendimento a milhares de agricultores que necessitam fazer o CAF. Porém, o sistema Cafweb é de responsabilidade do governo federal.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, assinou nesta terça-feira (07) uma portaria que amplia o prazo para que pequenos produtores façam a migração para o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que vai substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), instrumento necessário para o acesso ao crédito rural e outras políticas públicas. Segundo o ministério, cerca de 1 milhão de pequenos produtores rurais deverão ser beneficiados pela medida em todo o país.
Com isso, as validades ficaram da seguinte forma.
DAPs com vencimento entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024 têm sua validade ampliada por mais um ano.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.