29-11 - custo de produção
Agricultura e Sustentabilidade

CUSTOS ALTOS de PRODUÇÃO na AGRICULTURA são reflexos da pandemia comenta Benedito Rosa

CUSTOS ALTOS de PRODUÇÃO na AGRICULTURA são reflexos da pandemia comenta Benedito Rosa

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) fez uma live para discutir o aumento dos custos de produção e o impacto dos alimentos na inflação. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza, disse que o objetivo foi o de reunir entidades ligadas ao agro para mostrar à população que o produtor rural não é responsável pelo aumento dos preços dos alimentos. E comentando o alto custo de produção na agricultura, temos a participação do Sr. Benedito Rosa, ex-presidente da Conab e Ex-Secretário do Ministério da Agricultura.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza, comandou uma live para discutir o aumento dos custos de produção e o impacto dos alimentos na inflação. Ele abriu o encontro dizendo que o objetivo foi o de reunir entidades ligadas ao agro para mostrar à população que o produtor rural não é responsável pelo aumento dos preços dos alimentos.

“O produtor rural, quando tem aumentos como esses, às vezes pode ganhar, às vezes pode perder. Já aconteceu de comprar insumos caros e, lá na hora de vender a safra, vende a safra barato. E perder”, diz o deputado.

Para Bruno Lucchi, diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o maior responsável pela inflação é a pandemia. Durante os últimos dois anos, a interrupção de muitos processos produtivos provocou um choque na oferta, não só de alimentos e não apenas no Brasil.

“O índice FAO de alimentos, que existe desde 2000, monitora cinco grandes eixos de alimentos no mundo. Em setembro, ele fechou em 130 pontos, o valor mais alto desde 2012, mostrando que o problema de alimentos no mundo hoje ainda é reflexo da Covid. Um problema de abastecimento, de logística, de custo de produção para produzir”, enumera Lucchi.

72% dos ingredientes ativos dos defensivos agrícolas são importados, a maior parte, da China. Com as restrições logísticas, o impacto no preço do frete para a importação desses produtos foi imediato.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta