Cuidados que o produtor rural deve ter com o GALINHEIRO em sua propriedade é a dica do Dr. Zoopet
A criação de galinhas caipiras é uma atividade ideal para agricultores familiares. Ela pode ser desenvolvida em pequenos espaços na propriedade, com o custo de produção inferior ao das aves criadas em granjas comerciais. Além disso, a aceitação no mercado de ovos e de carne das aves caipiras é muito grande. No momento zootecnia, o Dr Zoopet, Professor Guilherme Carvalho, traz dicas sobre a instalação de um galinheiro.
A construção de um pequeno galinheiro é uma tarefa simples, mesmo assim as pessoas que desejam começar esse tipo de empreendimento não param para pensar que existem alguns itens básicos que são indispensáveis, como a área coberta e acesso ao sol.
Decida qual será o tamanho do galinheiro. O tamanho ideal pode variar drasticamente conforme o modelo e a quantidade de galinhas. Existe o galinheiro fechado, aberto, galinheiro de inverno e ainda um espaço adequado para as galinhas poedeiras e seus ninhos.
Para ser mais assertivo nesta etapa, tenha em mente que é recomendado abrigar no máximo 4 a 5 galinhas adultas por metro quadrado (m²). Isso, no caso da construção de um galinheiro fechado.
É preciso também escolher o local para o galinheiro. Se possível, coloque-o parcialmente sob uma grande árvore. Isso oferecerá sombra às aves durante o verão e evitará o super aquecimento do galinheiro. A luz solar estimula as galinhas a porem ovos, por isso não coloque seu galinheiro diretamente à sombra. Você também pode usar luz amarela para aquecer o galinheiro e aumentar a produção de ovos (luz branca ou azul não produzirá nenhum efeito).
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.