As instalações que vão abrigar os equídeos podem ser simples, mas devem ser funcionais e estrategicamente distribuídas nos piquetes ou nas áreas de pastagens, para facilitar o manejo diário na propriedade. Os piquetes, por exemplo, ou áreas de pastejo são de fundamental importância para o bom desenvolvimento dos animais, seja no âmbito alimentar, no melhor aproveitamento da matéria verde ou mesmo no benefício comportamental que a liberdade traz ao animal.
Recomenda-se que a topografia do terreno seja a mais plana possível, com boa cobertura vegetal, disponibilidade de água, áreas de sombreamento, proteção contra ventos excessivos e chuva, além de uma dimensão condizente com a quantidade de animais.
Visando considerar o melhor período de utilização das pastagens, é indispensável dividi-la em piquetes, de acordo com o período de descanso ideal para cada forrageira. Essa divisão permite que determinado piquete fique em descanso até que o pasto atinja a altura adequada para ser pastejado. As informações estão no guia de criação de equídeos da CNA.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.