mercado agricola Soja

Contratos futuros da soja são mais vantajosos e prêmios para setembro e outubro chamam a atenção

O Produto Interno Bruto da cadeia da soja e do biodiesel deve diminuir 5,33% em 2024, devido à quebra da safra e seus reflexos nos agrosserviços. A estimativa é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em pesquisa em parceria com a associação da indústria Abiove. O estudo apontou ainda que o “bom” desempenho esperado para a agroindústria, impulsionado pelo aumento da produção de biodiesel e pelas exportações de farelo de soja, que tem impactos positivos também nos agrosserviços, deve impedir uma queda ainda mais acentuada do PIB.

A queda esperada para 2024 deverá acontecer após uma alta de 21% no indicador do PIB do setor no ano passado, quando o Brasil colheu uma safra recorde e teve melhores preços. O PIB total da cadeia deverá ser de 422 bilhões de reais em 2024, representando 18% do PIB do agronegócio nacional e 3,9% da economia brasileira como um todo. As informações são da UDOP. 

Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, destaca a espera dos produtores de soja argentinos pelo fim das retenciones, que é a tarifa cobrada sobre as exportações agrícolas argentinas, cujo objetivo é controlar a inflação interna do país. No Brasil, os negócios estão acomodados, porém com possibilidades mais interessantes nos contratos futuros.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta