Senado Federal Transporte

Construção da Ferrogrão é debatida em Comissão do Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), do Senado Federal, realizou na última quarta-feira (30), uma Audiência Pública para debater a construção da ferrovia Ferrogrão, que atravessa os estados de Mato Grosso e Pará. O empreendimento logístico de R$12 bilhões com mais de 900 quilômetros de extensão foi planejado para escoar a produção de grãos das regiões Centro-Oeste e Norte para o porto de Miritituba, no Pará.

O pedido de requerimento (REQ 16/2023-CDR) para o debate foi sugerido pelo senador e vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Senado, Zequinha Marinho (Podemos-PA) para tratar do desenvolvimento de um dos mais importantes empreendimentos logísticos do país.  Para o senador, a conclusão das obras vai diminuir o fluxo de caminhões pesados nas rodovias das regiões Norte e Centro-Oeste.

O empreendimento aliviará as condições de tráfego na BR-163, visando diminuir o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção. O transporte ferroviário de carga apresenta alto potencial de redução nas emissões de carbono pela queima de combustível fóssil. Esse potencial de redução possibilita que o empreendimento atenda premissas orientadas pelo Climate Bonds Initiative (CBI) para permitir futuras emissões de títulos verdes via instrumentos de crédito.

Segundo Zequinha Marinho, a Audiência Pública esclareceu os senadores a respeito da importância da Ferrogrão e apresentou as vantagens do projeto para o desenvolvimento do Brasil. “Quando você vai para a questão ambiental, a vantagem é extraordinária. Quando vai para a questão econômica e social, a vantagem cresce ainda mais. A Ferrogrão é um projeto necessário para a evolução do país”, afirmou o parlamentar. Mas o que é exatamente a Ferrogrão?

Rafael Mendonça fala um pouco mais, direto da redação.

 

inscreva-se em nosso canal youtube clicando aqui

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

 

 Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui

 

  • Leia as regras na descrição

Deixe uma resposta