Comunidade Rural P.A. Jambreiro
Agricultura Familiar

COMUNIDADE RURAL É CAPACITADA PELO SEBRAE

COMUNIDADE RURAL P.A. JAMBREIRO EM PARACATU MG É CAPACITADA PELO SEBRAE-MG

 

Produtores do Jambreiro encerram curso de cooperação neste sábado, na Feira Livre de Paracatu

Neste sábado, 14 de julho, a partir de 9h, será realizado na Feira Livre de Paracatu MG – rua Romualdo Ulhôa Tomba, Centro – o encerramento do curso “Cultura de Cooperação: Unir para Crescer” promovido pelo Sebrae Minas com 28 famílias do Assentamento do Jambreiro.

Os pequenos produtores rurais já comercializam aos sábados, em uma tenda na feira, e no comércio da cidade, produtos como queijos, frango caipira, hortifrúti e biscoitos – todos de produção própria. Agora, irão celebrar o encerramento da capacitação que teve início em 2017 e permitiu à comunidade instituir a Cooperativa Agroindustrial do Jambreiro (COOPAIJA), além de melhorar as condições de quem reside no local.

Segundo o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste, Marcos Alves, o primeiro contato da instituição com os produtores se deu em 2015, quando iniciaram um diálogo sobre a necessidade de levar ao conhecimento deles noções de finanças e vendas, além da instituição de uma cooperativa.

A cultura da cooperação é uma ideia nova. Ela se baseia em um relacionamento de interdependência entre pessoas com diferentes potencialidades e tem o objetivo de alcançar um bem comum. É preciso, assim, estabelecer uma relação de convivência e confiança.

No meio empresarial, a cooperação é pautada por uma busca de mais representatividade no mercado, de melhoria na governança da cadeia produtiva e de aumento da competitividade dos negócios envolvidos. Ela pode se dar pela associação entre empreendimentos ou entre equipes de trabalho, no caso do ambiente interno de uma organização.

Cooperar significa, portanto, criar um meio para alcançar um objetivo comum. Para isso, é preciso trabalhar em conjunto.

Mas a cooperação tem outro lado, o da competição. Embora essa palavra possa ter uma conotação negativa, ela é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios no mercado.

Associar-se a outras organizações facilita que os empreendimentos alcancem seus objetivos, o que não seria possível se atuassem isoladamente. Em conjunto, há ampliação do acesso aos mercados, aumento do poder de compra e venda, redução de custos, entre outros.

O SEBRAE tem a função exatamente de organizar esses empreendedores e empreendimentos e dar um olhar diferente para o produtor, agricultor familiar, para que alcancem seus objetivos.

A zona rural do Brasil é um ambiente que pode ser aproveitado para o empreendedorismo de jovens, principalmente aqueles que nasceram e cresceram nessa região.

O campo apresenta oportunidades de crescimento contínuo, graças ao mercado interno e à abertura de novos mercados para a exportação.

Há a tendência de consumo de produtos orgânicos e agroecológicos certificados, cuja produção corresponde à valorização da agricultura familiar e das tradições regionais.

Durante o “Cultura de Cooperação: Unir para Crescer”, uma consultora do Sebrae debatia, mensalmente, com os produtores conteúdos como:

  • Conceito de cooperação enquanto estratégia de negócio;
  • Comportamentos cooperativos;
  • Visão de futuro individual e coletivo;
  • Desenho da rede de contatos: levantamento dos atores e as inter-relações entre eles;
  • Identificação e análise da qualidade e dos gargalos da rede;
  • Estruturação do grupo respeitando-se a fase em que este se encontra, mediação de conflitos e de interesses, visando a obtenção de resultados coletivos.

Os participantes ainda conseguiram, por meio da cooperativa, verba da prefeitura municipal de Paracatu para o plantio de arroz e, por meio da entidade Cáritas Diocesana, a assistência técnica para condução do plantio em 70 hectares. A parceria com o Sebrae Minas também permitiu criar a marca da cooperativa, embalagens para os produtos comercializados e uniforme.

Marcos Alves deu mais detalhes


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta