Como utilizar a terra para garantir a viabilidade da pecuária leiteira
No quadro “Dicas do Especialista” do Sebrae Minas, a especialista do Educampo Leite, Fernanda Merlo, apresenta dicas sobre como alcançar bons resultados em eficiência na mão de obra utilizada na produção de leite.
A mão de obra, segundo item com maior participação nos custos da produção de leite – atrás apenas do custo com alimentação animal –, se destaca como fator de grande influência nas margens de lucro da pecuária de leite, merecendo atenção contínua do produtor rural.
De acordo com dados do projeto Campo Futuro da CNA, a mão de obra corresponde, em média, por 23% do Custo Operacional Efetivo (COE), que correspondem aos desembolsos do produtor nas propriedades modais analisadas na “média Brasil”.
Analisando esse indicador em relação à receita, em propriedades eficientes os custos com mão de obra tendem a comprometer em torno de 10% a 15% da receita bruta da atividade leiteira. Nas propriedades avaliadas pelo projeto Campo Futuro, os dados apontam um comprometimento médio de 19% da receita com esses custos.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.