Como guardar corretamente os OVOS GALADOS antes de serem chocados
O programa Estação Rural, no quadro Dica Técnica, conversou com o médico veterinário Evaldo Alves, da EMATER MG, sobre uma dúvida muito comum de quem está iniciando a criação de galinhas: é possível guardar os ovos galados para chocar depois e como fazer esse processo.
Uma grande satisfação de qualquer produtor é encontrar os ninhos cheios de ovos de galinha para chocar e ovos para consumo. O ovo recém colocado é o início de todo o processo do nascimento de uma nova vida ou de um rendimento para cada criador de galinha caipira.
A galinha bota ovos com e sem pintinhos. Para crescer um pintinho dentro do ovo é preciso que ele tenha sido fecundado pelo galo e que tenha sido chocado pela galinha.
Fecundação é quando o espermatozoide encontra o óvulo, lá ele se desenvolve e o filhotinho é gerado. Nesse caso, o espermatozoide do galo encontra o óvulo da galinha que, depois, será o ovo como conhecemos. Quando a fecundação acontece, dizemos que o ovo foi galado.
Depois que a galinha bota o ovo, já fecundado, ele precisa ser chocado para que o pintinho cresça. O choco é o período em que a galinha fica no ninho deixando todos quentinhos. Isso acontece durante 21 dias, a mãe vai virando ovo por ovo para que recebam calor em todos os lados.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.