31_12_MERCADO_ARROZ
Análise de Mercado

Como foi o Mercado do ARROZ em 2020, e quais as perspectivas para 2021?

Como foi o Mercado do ARROZ em 2020, e quais as perspectivas para 2021?

– Consultor afirma que Mercado do arroz em 2020 avançou nas cotações, e devido à pandemia, aumentou muito a demanda do mundo inteiro, mas teve perdas na safra  – Federarroz diz que produtores de arroz conseguiram rentabilidade maior em 2020

Depois de anos de preços abaixo dos custos de produção, os arrozeiros puderam desfrutar de cotações maiores pelo cereal, recompondo em alguns casos parte de perdas de safras anteriores. Na avaliação do presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, diversos fatores auxiliaram na alta da saca ao orizicultor, que chegou a ultrapassar os três dígitos ao longo do ano.

O presidente da entidade ressalta ainda que o câmbio acima de R$ 5 trouxe uma paridade mais alta em relação ao Mercosul. Cita que países que exportam para o Brasil, como o Paraguai, tiveram que buscar outros destinos. “Além disto, este câmbio trouxe uma exportação bem maior onde deveremos fechar o ano com 1,7 milhão de toneladas embarcadas. A previsão inicial falava em torno de 1,1 milhão de toneladas, mas este dólar nos trouxe bastante competitividade ao arroz”, salienta. Sobre o mercado, ele avalia que os preços devem continuar firmes em 2021. “Devemos ter uma ligeira queda, mas temos indicativos que trabalharemos com preços em 2021 muito parecidos com os que trabalhamos em 2020. Vejo o mercado com otimismo, mas o produtor tem que fazer a sua parte buscando uma melhor gestão e buscando intensificar este sistema de produção”, conclui. O consultor de agronegócios, Vlamir Brandalizze, fez o balanço do mercado do arroz em 2020 que, devido à pandemia explodiu a demanda no mundo inteiro, e teve perdas na safra.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta