Como é a produção de mudas de MARACUJÁ e as formas de condução?
2º episódio série MANEJO DO MARACUJAZEIRO
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá, chegando a produzir, aproximadamente, 1 milhão de toneladas, com produtividade média de 14 t/ha/ano. Além do maracujazeiro-azedo e doce, outras espécies como P. setacea, P. nitida e P. cincinnata e híbridos interespecíficos de maracujás têm grande potencial comercial no País. O maracujá produzido aqui é exportado para países europeus e latino-americanos, embora de forma incipiente. Ainda há um grande mercado internacional a ser desenvolvido e conquistado.
Um passo importante para a produção de maracujá é a escolha da muda da semente. O agricultor pode escolher a melhor cultivar de maracujá para plantar, dos diversos programas de melhoramento genético existentes no Brasil. O maracujazeiro pode ser propagado por meio de sementes, estaquia e enxertia. Por ser mais barato e de fácil execução, o uso das sementes é o método mais comum. Além disso, as principais cultivares estão disponíveis no mercado, na forma de sementes.
Francys de Oliveira proseou com o pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo, Fábio Gelape Faleiro, que fala sobre a produção dessas mudas e as formas de condução.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.