12-11 - ACAROS
Fruticultura

Como combater os ÁCAROS na CITRICULTURA

Como combater os ÁCAROS na CITRICULTURA

A citricultura é um dos agronegócios de maior importância econômica no Brasil e no mundo. Existem muitos tipos de citros, que nem todo mundo conhece, como: os limões, limas-ácidas, tangerinas, pomelos e toranjas. Porém, a laranja é produto cítrico que tem mais destaque. O Brasil é responsável por mais de 60% da produção mundial de suco de laranja, por exemplo. Por isso, o programa Estação Rural da EMATER MG apresenta a Dica Técnica sobre como combater os ácaros na citricultura. Confira na reportagem de Miriam Fernandes.

A fruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, considerando-se os aspectos econômico e social, ou como fonte de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, que são essenciais para o adequado funcionamento do corpo humano.

No entanto, a produção de citros é constantemente afetada por mudanças climáticas e diversos problemas fitossanitários, como pragas, que muitas vezes transmitem doenças causadas por fungos, bactérias e vírus. 

Você sabia que existam mais de cem espécies de ácaros que se alimentam de plantas e ocorrem em citros?

Para evitar uma possível queda na produtividade é necessário saber identificar a presença dessas pragas da citricultura e realizar o manejo correto em cada situação. 

Os ácaros são minúsculos aracnídeos não visíveis a olho nu, que causam evidentes prejuízos aos pomares. Os ácaros são pragas cosmopolitas, ou seja, se alimentam de diversas plantas e em alguns casos são responsáveis por transmitir doenças

Nos citros, os ácaros que causam mais danos são: Ácaro da falsa ferrugem e Ácaro da leprose dos citros.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta