Os preços do café iniciaram a semana de 12 a 16 de agosto em forte alta no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário se deve diretamente ao clima mais frio no dia 11 e 12 em grande parte do Centro-Sul do País, sobretudo em importantes praças produtoras de arábica. Houve a ocorrência de geadas pontuais em algumas áreas de baixada, como na Mogiana Paulista e no Cerrado Mineiro. Os impactos ainda não podem ser estimados de forma mais consistente, mas a expectativa é de que não houve danos expressivos nos cafezais. Contudo, a massa de ar frio mantém os produtores em alerta.
Quanto às exportações, em julho, foram embarcadas 3,8 milhões de sacas, 26% a mais que em julho/23 e um recorde para o mês, conforme dados do Cecafé.
O agente autônomo de investimentos João Santaella Neto, o Joãozinho Grafista, analisa os impactos das geadas no mercado do café. Num primeiro momento, uma forte alta foi registrada em Nova York, porém, após as notícias darem conta de prejuízos pequenos nas lavouras, as cotações voltaram a registrar queda.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.