cafeicutura

CNA leva imprensa internacional para conhecer produção sustentável do café no Cerrado Mineiro

Participaram da iniciativa correspondentes de veículos da China, Japão, Alemanha, Espanha e países árabes. Grupo também visitou a SIC

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou nos dias 6 a 9, uma viagem com jornalistas correspondentes de veículos de comunicação estrangeiros, que conheceram a produção sustentável de café da região do Cerrado Mineiro e a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Os jornalistas representaram a imprensa da China, Japão, Alemanha, Espanha e países árabes.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, a press trip foi uma ótima oportunidade para mostrar a realidade do agro brasileiro e possibilitar que os jornalistas tenham um contato direto com os produtores, além de obter informações corretas sobre o setor.

A missão teve início na Fazenda Santa Bárbara, em Monte Carmelo (MG). Em meio à lavoura com mais de 230 mil pés de café, em uma área de 83 hectares, a produtora do café MonCerrado, Juliana Rezende Mello, explicou o processo produtivo do café especial e os projetos focados em agricultura regenerativa. Ela mostrou também as nascentes recuperadas e a área com colmeias de abelhas nativas, implantadas com o apoio do Senar/MG.

Na experiência, cada correspondente teve a oportunidade de plantar uma árvore nativa do Cerrado, identificada por uma placa com o nome do correspondente e do país representado.

Em seguida, a comitiva seguiu para a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Monte Carmelo (MonteCCer), onde conheceu o processo de classificação dos grãos e de armazenagem desde a chegada até a distribuição do café dos cooperados.

Eles conheceram, ainda, o processo de análises do café e participaram de uma degustação (clipping) de acordo com os padrões internacionais.

No município de Araxá (MG), a comitiva esteve na Fazenda Barinas, que é tradicional na produção de cafés especiais.

O produtor Tiago Alves, integrante da sétima geração da família dedicada ao agro, contou a trajetória na região e compartilhou detalhes da produção de seus cafés especiais, que já somam mais de 300 tipos e são exportados para vários países.

A comitiva degustou o café Barinas preparado em alguns métodos e obteve informações sobre os critérios exigidos em concursos de qualidade de café.

A press trip foi finalizada na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), em uma coletiva de imprensa com a participação do presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio de Salvo; a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori e a assessora da Comissão Nacional de Café da CNA, Raquel Miranda.

Assessoria de comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte   


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta