10-01 - leite chuvas
Clima Leite

CHUVAS afetam produtores rurais que já PERDERAM até 500 mil litros de LEITE no Jequitinhonha em MG

CHUVAS afetam produtores rurais que já PERDERAM até 500 mil litros de LEITE no Jequitinhonha em MG

Segundo a EMATER MG, as fortes chuvas dos últimos dias, no Vale do Jequitinhonha, causaram danos na agropecuária da região. Segundo levantamento preliminar da Emater-MG, cerca de 30 mil agricultores familiares e produtores rurais, em 289 comunidades, foram afetados direta e indiretamente.

A informação é referente a 16 municípios: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Monte Formoso, Palmópolis, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa e Santa Maria.

“As causas do que estamos vendo aqui na região foram da ocorrência de inundações, alta pluviosidade, má distribuição de chuva, associada a outros fatores de natureza climatológica”, diz a coordenadora técnica regional da Emater-MG, Joselaine Ferreira Lopes.

Os principais segmentos impactados pelo excesso de chuvas foram a pecuária leiteira e corte, culturas e pequenos animais. Esse primeiro levantamento foi realizado pelos extensionistas da unidade regional da Emater-MG em Almenara.

Segundo a gerente regional da empresa, Lucianara Guimarães Miranda, “as informações continuam sendo apuradas e encaminhadas para as prefeituras dos municípios para subsidiar as autoridades locais com fundamentação técnica para providências de mitigação dos danos causados pelas chuvas”.

O site otempo.com.br diz que Produtores rurais que atuam em cidades dos vales do Mucuri e Jequitinhonha estimam que podem ter perdido até 500 mil litros de leite, em função da chuva intensa que vem atingindo a região desde dezembro. O diagnóstico é prévio e pode apresentar um impacto ainda maior. O prejuízo foi causado após a queda de pontes e o fechamento de estradas, que impedem a entrega do insumo em laticínios da região e de municípios da Bahia.

Além dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, o Norte, Nordeste e Leste de Minas também foram afetados, segundo a Emater. “Alguns municípios do Jequitinhonha que têm média histórica anual (chuva) de 750 milímetros, só em dezembro choveu 600 milímetros”, disse o diretor-técnico da Emater, Gelson Soares Lemos.

O gestor alerta que, em janeiro, houve deslocamento das precipitações para o Sul do Estado e Zona da Mata. “Vários agricultores relataram problemas com feijão de primeira safra, milho e grãos, principalmente em pequenas áreas de agricultura familiar”. 

Até o momento, 124 municípios mineiros já decretaram estado de emergência por causa da chuva. O governador Romeu Zema chegou a fazer um sobrevoo às cidades atingidas e a situação dos produtores rurais, especificamente, é monitorada pela Emater, com o apoio da Defesa Civil Estadual, informou o órgão. 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta