cavalos-crioulos
Cavalos

CAVALOS CRIOULOS – de geração em geração

CAVALOS CRIOULOS

A raça de cavalo crioulo é uma das que mais cresce em todo o Brasil. 35 mil animais nascem todo ano. Os melhores são preparados para as competições que servem de vitrine para os animais mostrarem suas habilidades, e depois de ganharem fama, são utilizados como matrizes para a procriação gerando animais cada vez melhores e mais valorizados no mercado. O valor médio de um animal com procedência é de R$ 25 mil. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) diz que a cadeia produtiva da raça rende R$ 1,2 bilhão anual, apenas em leilões, além da geração de empregos.

cavalos-crioulos

No Brasil, cerca de 3000 criadores são associados à ABCCC e a razão para investir está nas características de cada animal adquiridas ao longo do tempo, como a rusticidade. O crioulo se adapta a qualquer região do Brasil.

Normalmente são criados livres, em grandes pastos, e quando chegam à idade adulta são laçados e domados. É ótimo para a lida de campo, um dos cavalos mais fortes e mais saudáveis que existe, um atributo à sua ascendência espanhola. É capaz de viver em condições de extremo calor ou frio com  mínimo de alimentação, tem incrível resistência e é famoso pela longevidade. Hoje são mais de 400 mil animais distribuídos em 100% do território nacional.

cavalos-crioulos-2

Para falar da raça crioula, visitamos a Fazenda Agropel, de propriedade da Rowena Petroll, zootecnista e criadora de cavalos dessa raça. Ela ensinou seus filhos a lida no campo, e agora seus netos… Conheça essa história!

*Parte final da série: “Cavalos Crioulos

 

 

Deixe uma resposta