cavalos campolina
Cavalos

CAVALOS CAMPOLINA – Na 32ª ExpôParacatu

CAVALOS CAMPOLINA – Na 32ª ExpôParacatu

 

Cavalo de bom porte com altura média de 1.55m, cabeça com fronte ampla, perfil retilíneo ou subconvexo, orelhas de tamanho médio, olhos médios, narinas elípticas, pescoço forte e rodado em sua linha superior, o peito amplo, dorso e lombo médios, garupa levemente inclinada com saída de cauda não muito alta, sendo admitidas todas as pelagens. Membros fortes, geralmente com posteriores atrasados, seus andamentos são a marcha batida ou picada com tríplice apoio.

Campolina é considerado marchador natural. Dócil, forte e cômodo, ele se destaca nas cavalgadas de média duração por sua beleza e imponência; já nas de longa duração o Campolina mostra força e resistência. O Padrão Racial do cavalo Campolina já esta definido, mesmo sendo esta raça brasileira relativamente nova, pois começa sua seleção no final do século passado em Entre Rios de Minas, nos estado de Minas Gerais, por Cassiano Campolina. Os criadores têm aprimorado as seleções mantendo o Padrão Campolina, que tem, entre outros, a marcha natural de tríplice apoio, cômoda, elegante, regular e desenvolta, e animal de aparência nobre altiva, linhas harmoniosas e definidas com altura ideal para o macho de 1,62 m e fêmeas 1,56 m, temperamento ativo e dócil, pescoço rodado em sua borda inferior.

De 01 a 05/08/2018 na 32ª Expô Paracatu 59 animais da raça foram inscritos na competição, e os melhores foram premiados em diversas modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *