Análise de Mercado Pecuária de Corte

CARNES: Exportações bovinas desaceleram. Frango continua firme no mercado externo.

CARNES: Exportações bovinas desaceleram. Frango continua firme no mercado externo

Quanto à receita, a da carne bovina alcança não mais que 20% do total do mesmo mês do ano passado, índice bastante inferior ao da carne de frango (com 57,5% do total) e, sobretudo, da carne suína, cuja receita atual já representa 67,5% do total auferido no ano passado neste mesmo mês. Vlamir Brandalizze analisa o mercado das carnes tanto interna como externamente.

Dentro do previsto, as exportações de carnes da segunda semana de abril sofreram forte diluição em relação à semana anterior. Não que tenham se retraído (pela média diária, excetuada a carne bovina, continuam com desempenho melhor que o de março), apenas voltam a apresentar resultados mais condizentes com a realidade, segundo a análise do Avisite.

A exceção, pois, continua com a carne bovina que, se esperava, voltaria a ganhar novo impulso com o fim dos embargos externos. Mas, pelos dados da SECEX/ME, isso ainda não ocorreu, pois o volume diário embarcado recuou mais de 40%, enquanto o preço médio permanece mais de 25% aquém do registrado há um ano. O resultado, até aqui, é uma receita que, pela média diária, se encontra quase 57% abaixo da alcançada em abril de 2022.

Os embarques das carnes de frango e suína mantêm o bom ritmo anterior, alcançando volume diário 25% e 27% superior ao de um ano atrás. Mas enquanto a carne suína segue em valorização (aumento de 12,34% no preço médio), a de frango enfrenta retração (redução de 3%). Em decorrência, frente a um aumento de 21% na receita média diária da carne de frango, a da carne suína alcança o dobro disso – 42%.

Transcorrida, em termos de dias úteis, a metade do mês, os volumes das carnes suína e de frango já embarcados correspondem a cerca de 60% do total registrado um ano atrás. Já os embarques de carne bovina são pouco mais de um quarto superiores aos de abril de 2022.

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta