Vlamir Brandalizze comenta sobre o mercado das carnes, ainda em ritmo acelerado no que diz respeito às exportações. A carne bovina já alcançou mais de 1,180 milhão de toneladas embarcadas, e se mantém mesmo com a baixa demanda interna. A carne de frango já ultrapassou as 3 milhões de toneladas exportadas no acumulado de janeiro, frente aos 2,8 milhões do mesmo período em 2022. A carne suína, por sua vez, se mantém em bons níveis, principalmente, por pegar o espaço deixado pelo boi na demanda interna. Quanto aos custos de produção, os valores têm se mantido em níveis parecidos nos últimos meses, o que tem aumentado a margem de lucro dos criadores.
O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) recuou 9,3% na primeira quinzena de agosto. Considerando-se a série histórica do Cepea, trata-se da queda mais intensa para uma primeira metade de mês desde dezembro de 2008, quando o recuo foi de significativos 9,64%. Segundo pesquisadores do Cepea, em 2008, os valores do animal para abate eram pressionados pela forte retração de agentes de frigoríficos, que reduziram as compras de novos lotes no spot nacional, devido sobretudo à expressiva diminuição das exportações em novembro de 2008.
As fortes desvalorizações da arroba na primeira metade de agosto de 2023 estão atreladas à maior oferta de animais para abate e à enfraquecida demanda interna pela carne. Ressalta-se que, diferentemente do observado em 2008, as exportações de carne vêm apresentando bom desempenho nas últimas semanas.
Os preços do suíno vivo e da carne estão em movimento de alta na maioria das praças acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse movimento está atrelado ao ligeiro aquecimento na demanda. Além do início de mês, período marcado pelo tradicional aumento na procura por itens cárneos, o Dia dos Pais também contribuiu para impulsionar as vendas e, consequentemente, os preços da proteína.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.