Agropecuária

Carne bovina segue em alta, mas demanda interna é baixa; frango e suíno continuam fortes na exportação

O poder de compra de pecuaristas terminadores frente ao milho tem aumentado ao longo deste ano, mesmo diante da queda do preço da arroba do boi gordo no período. De acordo com levantamento do Cepea, este cenário se deve à intensa desvalorização do cereal, que é um dos principais insumos da alimentação. Dados do Cepea mostram que, no acumulado de 2023, enquanto o valor médio da arroba do boi caiu 8% , o do milho recuou significativos 32%, em termos reais. Diante disso, com a venda de um quilo de boi gordo no mercado paulista, o pecuarista consegue comprar 18,35 quilos de milho em julho, o maior poder de compra do recriador frente a este cereal desde setembro de 2017.

O valor médio do suíno vivo posto na indústria vem se recuperando, com intensas elevações sendo registradas em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea. Segundo pesquisadores, esse movimento é observado desde a segunda quinzena de junho, e foi reforçado neste começo de julho. Isso se deve ao típico aquecimento da demanda neste período, tendo em vista o recebimento dos salários por grande parte da população. De acordo com colaboradores do Cepea, com a maior procura na ponta final, agentes da indústria intensificaram as compras de novos lotes de animais para abate. No mercado da carne, as cotações da carcaça acompanharam o movimento de alta verificado para o animal vivo. 

Vlamir Brandalizze analisa o agitado mercado das carnes. Após um início tímido em julho, a carne bovina voltou a registrar embarques expressivos durante a segunda semana. Contudo, internamente, produtores têm encontrado preços baixos, já que a carne do boi segue sendo pouco procurada pelo consumidor. O frango segue com embarques acelerados, com expectativa de 100 mil toneladas até o fim da semana, enquanto o suíno, em ritmo tão bom quanto, deve fechar a semana com 20 mil toneladas exportadas.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta