Café mercado do cafe

Café fecha setembro em queda; cenário não deve se alterar no curto prazo

O mês de setembro encerrou e o mercado futuro de café na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) fechou em queda. O contrato para dezembro/23 apresentou queda de 4,7% (730 pontos) no mês. No acumulado do ano de 2023, a baixa é maior ainda de 11,2% (1.870 pontos).

O vencimento dez/23, considerado o mais líquido, fechou em queda, terminando a sessão em 147,2 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 1,37% (205 pontos). Na última semana de setembro, o acumulado foi negativo de 2,61% (395 pontos).

Em relação ao clima, na segunda semana de outubro são esperados novos episódios de chuva sobre áreas produtoras do Paraná, do Sudeste e de Rondônia, mas ainda de forma irregular com pancadas isoladas. “Áreas entre o Paraná, Alta Mogiana e sul de Minas devem ser mais favorecidas por chuvas mais frequentes e com volumes moderados”, estima a Climatempo. As informações são do Conselho Nacional do Café.

O economista Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, comenta o encerramento de setembro no mercado do café. As notícias climáticas impactaram as cotações em Nova York, com pressão de baixa em meio às previsões de chuva para as próximas semanas nas regiões produtoras do Brasil. Haroldo destaca que, no curto prazo, os valores não devem passar por grandes mudanças. Já no longo prazo, a alta do dólar, e as indefinições nas safras da Colômbia e Vietnã podem proporcionar uma recuperação.

 

 

inscreva-se em nosso canal youtube clicando aqui

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

 

 Participe de nossos grupos ZapRural « clique aqui

 

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta