BOI GORDO já tem recorde de exportação e MILHO segue com cotações internas em queda
O consumidor, por outro lado, seguiu pouco ativo nas aquisições do milho, no aguardo de um movimento de queda ainda maior nas cotações, o que limitou o ritmo de comercialização. O agente autônomo de investimentos, João Santaella Neto, faz uma análise completa do mercado do boi gordo e do milho. Olá, Joãozinho!
O ano de 2023 começou confirmando as perspectivas desenhadas pela cadeia pecuária nacional, de que as vendas de carne bovina ao mercado internacional devem seguir registrando bom desempenho. Segundo dados da Secex, em janeiro de 2023, o volume de carne bovina in natura exportado pelo Brasil somou 160,1 mil toneladas, um recorde para o mês. E colaboradores do Cepea estão otimistas para os próximos meses. Além da continuidade dos envios à China, os Estados Unidos têm sido um importante demandante da carne brasileira, e novas plantas brasileiras foram habilitadas para exportar carne bovina à Indonésia. Por outro lado, um fator que pode frear o bom desempenho das exportações ao longo de 2023 é a valorização do Real frente ao dólar – a moeda norte-americana enfraquecida tende a reduzir a competividade da carne brasileira no mercado internacional. O mercado brasileiro de milho registrou mais uma semana de declínio nas cotações na maior parte das praças de comercialização. Segundo a SAFRAS Consultoria, os produtores seguiram ampliando as intenções de venda do cereal, na tentativa de formar caixa, aproveitando o fato da colheita da soja não ter engrenado ainda.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.