Boas práticas para preservação dos recursos hídricos – Destaques 8º ep. do Seminário ÁGUAS DO CERRADO
A mesa redonda sobre ‘Boas práticas no Cerrado e Noroeste Mineiro para preservação dos recursos hídricos’ aconteceu durante o 1º Seminário ‘Águas do Cerrado: produção e preservação’ e participaram do debate Fabiane Sebaio (Secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas), Juliana Oliveira (Coordenadora executiva da Irriganor), e Ricardo Bartholo (produtor rural). Fabiane Sebaio explicou sobre o Consórcio Cerrado das Águas e seu projeto piloto.
No mês de março, o Sebrae Minas, em parceira com o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) organizou o 1º Seminário ‘Águas do Cerrado: produção e preservação’. O evento, dividido em dois dias, ressaltou as iniciativas de gestão e conservação dos recursos hídricos e discutir alternativas para a preservação ambiental e revitalização de mananciais das regiões Noroeste e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
No segundo dia do seminário, aconteceu uma mesa redonda ‘Boas práticas no Cerrado e Noroeste Mineiro para preservação dos recursos hídricos’ com mediação de Fabiana Vilela, Analista do Sebrae Minas.
Participaram do debate a Fabiane Sebaio (Secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas); Juliana Oliveira (Coordenadora executiva da Irriganor); e Ricardo Bartholo (produtor rural).
Fabiane Sebaio iniciou falando sobre o tema escolhido pela ONU para comemorar o Dia da Água e, como funciona o consórcio e o programa de investimento no produtor consciente.
O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, envolvendo empresas, governo e a sociedade civil. O objetivo é agregar esforços para a preservação e conservação ambiental a fim de combater as mudanças climáticas.
O programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) oferece aos produtores de uma determinada bacia, serviços especializados para o desenvolvimento ambiental das suas propriedades em três frentes: restauração, práticas agrícolas climaticamente inteligentes e gestão eficiente de recursos hídricos.
Fabiane Sebaio explicou sobre o projeto piloto desenvolvido pelo Consórcio que ocorre em Patrocínio.
Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente o Consórcio Cerrado das Águas projeta e implementa estratégias a longo prazo para garantir a provisão de serviços ecossistêmicos a todos os produtores cujas propriedades são adjacentes a uma dada bacia, tornando a região ou paisagem mais resiliente às mudanças climáticas.
A equipe oferece consultoria especializada aos produtores e atores locais sobre as mais recentes tecnologias para a restauração da vegetação nativa, agricultura climaticamente inteligente, e gestão de recursos hídricos, com base em pesquisas extensas e experiências práticas.
Fabiane Sebaio explicou que os produtores sempre estão dispostos a colaborar com o processo sustentável da água e apresentou resultados.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.