BIOINSUMOS (biotecnologia aplicada no campo) setor movimenta US$5 bilhões a nível global
O programa Vozes do Agro, da FAEMG, apresentou as estratégias no uso de microrganismos para melhorar o enraizamento, para o aumento de produção e controle de pragas, as pretensões dos chamados produtos On-Farm e como o projeto de uma Biofablab colabora para o desenvolvimento dessas tecnologias.
Os fungos, bactérias e vírus estão por toda parte: no ar, no solo e nas plantas. Alguns destes micro-organismos são capazes de causar doenças em insetos, denominados de entomopatógenos, e são cada vez mais utilizados no controle de pragas. Da mesma forma, existem aqueles que controlam doenças e nematoides que atacam as plantas.
Segundo a revista Globo Rural, existem também micro-organismos que vivem dentro das plantas ou externamente nas raízes ou folhas, estabelecendo relações harmônicas com estas. Esses micro-organismos são bastante versáteis, capazes de promover o crescimento vegetal, ajudar na absorção e na disponibilidade de nutrientes do solo, atuar na defesa contra pragas e doenças em plantas, além de protegê-las contra estresses ambientais, como o déficit hídrico e alta salinidade. O mais interessante é que um único micro-organismo pode desempenhar várias destas funções ao mesmo tempo, mas essas funções podem também ser desempenhadas por um complexo de micro-organismos atuando em sinergia com a planta.
Esses micro-organismos tornaram-se grandes aliados da agricultura moderna por serem os principais ingredientes ativos de bioinseticidas e bioinoculantes. Esses termos são empregados quando os microrganismos são transformados em produtos comerciais, o que demanda muita pesquisa, tecnologia e inovação. Áreas de estudo como microbiologia, ecologia, química, engenharia e outras são necessárias para transformar um simples micro-organismo em uma formulação eficaz, com estabilidade durante o armazenamento e elevada atividade biológica em diferentes condições ambientais.
A produção e aplicação desses bioprodutos é um caminho promissor para resolver problemas fitossanitários, já sendo usados na bananicultura no Norte de Minas, por exemplo. São soluções que diminuem o risco à saúde humana e animal, como também reduzem os custos do produtor rural.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.