Avança colheita da 2ª safra de FEIJÃO e perdas fazem mercado variar bastante
Segundo Vlamir Brandalizze, avança colheita da segunda safra de FEIJÃO e perdas fazem mercado variar muito e tem pressão de compra de um lado e do outro, produtor tentando segurar.
A segunda safra de feijão, a mais importante, será menor. Segundo levantamento de maio do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE), a diminuição é de 8,2%, equivalente a 98,7 mil toneladas a menos que o esperado. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta 1,325 bilhão de toneladas. Em fevereiro a estimativa apontava 1,408 bilhão de toneladas.
As condições climáticas estão por trás desse resultado. Não choveu na quantidade ideal nas principais regiões produtoras, caso do Paraná. O Estado que esperava 468,5 mil toneladas em fevereiro reduziu para 406 mil toneladas em maio. O Paraná é o maior produtor nacional de feijão segunda safra. O segundo colocado, o Mato Grosso, espera 231 mil toneladas.
Segundo o agrolink, diante desse cenário, produtores que apostam na terceira safra do grão podem acrescentar ganhos. O cultivo ocorre de abril a outubro e depende de irrigação, devido às características climáticas do período. Segundo estimativa da Conab, espera-se produzir 776 mil toneladas do grão na safra indicada.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.