Aconteceu na última terça-feira (21), na Câmara dos Vereadores de Paracatu, uma audiência pública com o objetivo de discutir a situação da Bacia Hidrográfica do Rio Escuro, de forma mais específica, na região do Ribeirão Santa Isabel. Por lá, moradores e principalmente agricultores, têm enfrentado problemas com a falta de água em períodos de seca, que tem limitado as atividades de um modo geral. Diante disso, é discutida a possibilidade de se construir uma barragem que tem como objetivo segurar a água do período das chuvas e armazená-la para que a população tenha onde recorrer durante a estiagem. O Secretário de Meio Ambiente de Paracatu, Denys Santiago, esteve presente na audiência e falou sobre o desenvolvimento do projeto. Segundo ele, todo o processo está sendo feito em segurança para solucionar a deficiência hídrica presente há anos na região. Além disso, mais de 100 mil habitantes seriam beneficiados com o barramento.
O Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) é um instrumento de planejamento e gestão territorial para o uso sustentável dos recursos naturais pela atividade agrossilvipastoril no estado de Minas Gerais.
Pela concepção de três produtos básicos, o mapeamento do uso e ocupação da terra, a avaliação da pressão hídrica superficial, e a definição das unidades de paisagem, o ZAP busca disponibilizar informações detalhadas sobre o meio natural e produtivo por sub-bacia hidrográfica de Minas Gerais. Além disso, o estudo proporciona uma avaliação preliminar do potencial de adequação da sub-bacia, fomentando o uso adequado dos recursos naturais sob a perspectiva do manejo conservacionista.
Entre 2018 e 2019 foi entregue pelo Sebrae e pela Fundação Alexander Brandt um zoneamento (ZAP) com todas as informações e aparatos técnicos para o manejo e utilização dos recursos hídricos do Ribeirão Santa Isabel. A sub-bacia hidrográfica do ribeirão Santa Isabel está localizada, em sua totalidade no município de Paracatu, com uma área de aproximadamente 50.000 hectares, se insere na Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do rio Paracatu. O documento diz:
“Diante da situação colocada, sugere-se a construção de barragens que possam armazenar um volume de água no período chuvoso o suficiente para liberar durante todo o ano uma vazão regularizada capaz de atender à demanda atual cobrindo o déficit e com saldo para demandas futuras.
Sugere-se, dessa forma, a construção de quatro barragens ao longo da calha do ribeirão Santa Isabel demonstrando uma das possibilidades de solução, porém outras poderão ser realizadas de acordo com as condições e limitações que possam existir.”
Segundo o diagnóstico, a barragem de nº1, entre as que foram sugeridas, pode ter capacidade de armazenar 1.125.001 m3, e estimativa de ocupar 45 ha.
Esse é apenas um dos levantamentos que dão margem para a utilização da barragem no Ribeirão Santa Isabel. É o que explica a presidente da Irriganor, Rowena Petroll. Segundo ela, as análises vêm sendo feitas desde 2017, quando Paracatu sofreu com a maior crise hídrica de sua história. Além disso, a reserva hídrica permitirá ao produtor da região ampliar os tipos de cultura, já que seria possível ter um acesso mais fácil à irrigação.
A Agência Peixe Vivo, responsável pelo estudo da causa e análise dos cenários envolvendo a construção da barragem no Ribeirão Santa Isabel, se manifestou através de nota antes do início da audiência. Ela afirma que, no momento, não é possível trazer mais detalhes sobre a obra, pois o estudo se encerra na segunda metade de janeiro. A partir da data será possível emitir dados mais concretos de como se dará o desenvolvimento do projeto. Uma nova audiência deve ser marcada para tratar desse assunto.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.