No último domingo (05 de novembro), aconteceu o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além da redação, os estudantes responderam questões sobre linguagens e ciências humanas. Contudo, três questões de humanas (de números 70, 71 e 89) trataram a agropecuária brasileira de forma agressiva e como prejudicial ao meio ambiente, o que levou ao posicionamento de diversas associações de instituições ligadas ao agronegócio nacional. A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) se manifestou em nota dizendo o seguinte:
“Em respeito ao objetivo do ENEM e à justa avaliação do nível de conhecimento dos estudantes que concluíram a educação básica, o Ministério da Educação (MEC) precisa anular as questões 70, 71 e 89 da prova aplicada no dia 5 de novembro, pois elas apresentam a moderna produção agropecuária brasileira de forma absolutamente equivocada […]. A inclusão na prova da afirmação de que o agronegócio promove “’pragatização’ dos seres humanos e não humanos” ressalta um problema conhecido e que precisa ser resolvido pelo governo federal. Estudo recente produzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), que analisou 9 mil páginas de 94 livros de editoras que fornecem material didático ao MEC, revelou que 88% das menções ao agronegócio são autorais, sem embasamento científico.
Portanto, mais que anular as questões, o MEC precisa esclarecer à sociedade como pretende interromper esse ciclo de desinformação. A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) vai mobilizar outras entidades setoriais, universidades, pesquisadores e educadores para propor apoio ao MEC na atualização do conceito de agronegócio no banco de questões utilizado na elaboração das provas do ENEM e demais materiais didáticos distribuídos pelo governo federal. […]
A Associação De Olho No Material Escolar (DONME) e a Frente Parlamentar Agropecuária também se posicionaram. Da nossa redação, Rafael Mendonça traz mais informações
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.