Análise de Mercado Arroz

Arroz de terras altas como opção de rotação de cultura em pivô central.

Gerar valor para o agricultor por meio do cultivo do arroz de terras altas, em rotação com o feijão e outras culturas, em áreas de pivô central, nos estados de Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Sempre olhando além, o sistema de produção como um todo, a Embrapa Arroz e Feijão, tem somado forças para debater soluções sustentáveis na produção de grãos. A ação mais recente, no final de março, reuniu agricultores, produtores de sementes, consultores técnicos, representantes de indústrias e autoridades políticas durante a feira agropecuária Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

No encontro, foi debatido o potencial do arroz de terras altas para melhorar a saúde dos solos e a sanidade de sistemas de rotação de cultivos com outras culturas de grãos (feijão, soja e milho).  

Apoiador do evento e conhecedor das tecnologias da Embrapa, o vice-presidente e diretor de relações públicas da Associação Brasileira de Feijões e Legumes Secos (Abrafe), João Carlos Alves, destacou o papel de duas cultivares que podem contribuir para a integração do arroz e do feijão em sistemas de produção.

Ele citou a BRS A502 (arroz de sequeiro) e a BRS FC415 (feijão carioca) como dois materiais bastante atuais. 

A BRS A502, por exemplo, é uma cultivar que destaca-se pela tolerância ao acamamento e alta estabilidade de rendimento de grãos inteiros, que permite ao produtor uma maior flexibilidade de colheita. Essas características, associadas ao alto potencial produtivo e à excelente qualidade industrial e culinária de grãos, fazem dessa cultivar uma excelente opção para sistemas de produção de grãos e de renovação de pastagens. É indicada para os estados de GO, MA, MT, PA, PI, RO.

O pesquisador Murillo Lobo explica, entre outros assuntos, a importância da palhada sobre o solo nas lavouras. 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta