Análise Agrícola
por Vlamir Brandalizze
08/08/18
A qualidade das lavouras de grãos nos Estados Unidos piorou na semana passada, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 6, pelo Departamento de Agricultura do país (USDA). Em seu relatório semanal de acompanhamento de safra, o USDA disse que 71% do cultivo de milho 2018/19 apresentava condição boa ou excelente até o último domingo (5), queda de um ponto porcentual ante a semana anterior. O USDA informou também que 96% da safra do cereal estava formando espigas, ante 92% na média dos cinco anos anteriores. Outros 57% estavam em formação de grãos, comparados a 37% na média de cinco anos, e 12% já formavam dentes ante 6% na média de cinco anos.
Nos próximos dez anos o Brasil vai produzir 69 milhões de toneladas a mais de grãos, saltando de 232 milhões de toneladas para de 302 milhões de toneladas em 2027/2028, puxadas principalmente pela soja (156 milhões de toneladas) e o milho (113 milhões ton), com incremento estimado em 30%. As carnes (bovina, suína e de frango) devem passar de 27 milhões ton para 34 milhões ton, em alta de 27% (+7 milhões ton) no mesmo período. A produtividade é apontada como responsável pelo aumento da produção de grãos, o que pode ser constatado pelo aumento da projeção da área de plantio, no mesmo período, de apenas 14,5%. A pecuária que também vem introduzindo novas tecnologias contribuído para o desempenho e melhoria da produção .
Os números são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2017/18 a 2027/28 da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (SIRE/Embrapa).
Conforme a pesquisa, o Centro Oeste dispara no ranking das regiões de maior aumento na produção de grãos, saindo de 103 milhões t para 139 milhões t (+ 36 milhões t ou 34,8%). É prevista também expansão da produção de grãos em direção ao Norte do país, com crescimento de 34% em relação a 2018. Destacam-se nessa expansão os estados de Rondônia, Tocantins e Pará.
Segundo o Consultor Vlamir Brandalizze (Brandalizze Consulting) a soja é o melhor produto da pauta de exportação brasileira e está sendo um grande suporte à economia brasileira. Segundo ele, as eleições podem ter efeito positivo nas cotações nos próximos meses.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.