ana valentini-
Agricultura e Sustentabilidade Agricultura Familiar Diagnóstico Política e Agro

ANA VALENTINI – Secretária de Agricultura MG – participa de entrega de Diagnóstico de Bacia Hidrográfica

ANA VALENTINI, Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais participa de entrega de Diagnóstico ZAP da Bacia Hidrográfica do Santa Isabel em Paracatu MG

 

No dia Mundial da Agua, a Secretária Estadual de Agricultura Ana Maria Soares Valentini esteve em Paracatu MG para a apresentação do estudo de sustentabilidade da Bacia do Ribeirão Santa Isabel.

A entrega do diagnóstico de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), feito na bacia contou também com a presença do secretário-adjunto, Amarildo Brumano Kalil, que explicou o ZAP.

O levantamento detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo na bacia, e foi proposto pelo Sebrae Minas e pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), com o apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal, Sicoob Credigerais, e outros parceiros.

Durante o evento, a secretária anunciou, como parte do projeto de Revitalização do Rio São Francisco, a entrega, ainda neste ano, de R$500 mil à sub-bacia do Ribeirão Santa Isabel em construções de 800 barraginhas, 100 km de terraços e adequação ambiental de 6 km de estradas vicinais.

A partir da próxima segunda-feira, dia 25, você acompanhará todos os detalhes deste grande dia para o meio ambiente de Paracatu e região.

 

E, mudando de assunto…

 

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini, assegurou que a reforma administrativa encaminhada pelo governo à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) não trará prejuízos à agricultura familiar e nem ao acesso de produtores à terra.

Ela participou de audiência pública na Comissão de Agropecuária e Agroindústria, solicitada pelo presidente, deputado Coronel Henrique (PSL), para discutir como esses segmentos serão afetados pelo Projeto de Lei (PL) 367/19, do governador, que estabelece a nova estrutura orgânica da administração estadual.

Ana Valentini frisou por diversas vezes que a agricultura familiar será priorizada pelo governo por ser, entre outros, atividade geradora de emprego e renda e que ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

“A agricultura familiar junto com a extensão rural é a forma mais direta de se reduzir a pobreza no campo e as desigualdades sociais, e será destaque no nosso governo”, afirmou Ana Valentini.

Temor em contrário, levantado na reunião, deve-se ao fato de atribuições relacionadas à regularização fundiária, à segurança alimentar e à agricultura familiar estarem hoje a cargo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), criada no governo passado e cuja extinção está prevista no projeto da reforma.

A secretária, contudo, apresentou o novo cronograma pretendido para a Seapa, e disse que a nova estrutura abarcará todas as políticas públicas hoje a cargo da pasta de Desenvolvimento Agrário.

Para isso, explicou que a Seapa passará a ter três subsecretarias, uma a mais que atualmente, com ajustes na divisão de atribuições e ações: Subsecretarias de Política e Economia Agropecuária; de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável; e de Assuntos Fundiários.

“Entendemos que é muito importante a reforma porque ela busca otimizar a prestação de serviços em função da crise. Uma questão dolorosa é o corte de servidores, mas é necessário”, defendeu a gestora.

Ana Maria também ressaltou a continuidade dos trabalhos dos três órgãos vinculados à Seapa: Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

 

 

Fontes: Agricultura MG / ALMG


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta