Morreu na última quinta-feira (29/06), aos 86 anos, o professor e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, engenheiro-agrônomo e professor universitário. É um dos maiores nomes por trás do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira. Ele é um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, o que se consolidou em boa parte com a criação da Embrapa. Nos últimos anos, Paolinelli ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial. Essa sua bandeira o fez ser indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021. O velório acontece no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte MG e o enterro no Parque da Colina às 11 horas na sexta (30 de junho). Inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro está em Belo Horizonte, a fim de comparecer ao funeral do ex-ministro da Agricultura. “Ele foi um homem que provocou uma revolução na agricultura brasileira. Passamos de importadores para exportadores de alimentos. Planejo ajustar completamente minha agenda no Rio e prestar minhas últimas homenagens a esse grande cidadão”, disse Bolsonaro.
O Paracatu Rural de hoje é dedicado à memória de Alysson Paolinelli.
No dia 02 de dezembro de 2022, tivemos a honra de fazer uma entrevista exclusiva com Alysson Paolinelli, que com muito carinho e atenção nos atendeu. Vamos relembrar, no programa de hoje, como foi essa conversa, e trazer depoimentos de pessoas próximas e gratas ao trabalho do eterno Ministro. O presidente do grupo “CAMPO”, Dr. Emiliano Pereira Botelho, amigo de Paolinelli falou sobre o legado deixado por ele.
O Grupo “CAMPO” se pronunciou nas redes sociais com a seguinte nota:
“É com profunda tristeza que a CAMPO se despede, nesta quinta-feira (29/6), do ex-ministro e ex-secretário de Agricultura Alysson Paolinelli, um grande parceiro da nossa empresa.
À ele tivemos a honra de dedicar nosso Centro de Tecnologia Agrícola e Ambiental, que leva o seu nome.
Engenheiro agrônomo de renome, Paolinelli ocupou por três vezes o cargo de secretário de Agricultura de Minas Gerais […]. Durante sua carreira, esteve sempre ao lado da CAMPO, colaborando em grandes projetos e enfrentando desafios juntos.
Sua brilhante trajetória foi reconhecida com duas indicações consecutivas ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022. Como líder visionário, foi responsável por introduzir, na década de 1970, a agricultura tropical no Cerrado brasileiro […].
A CAMPO lamenta profundamente essa perda irreparável e presta suas sinceras condolências à família e amigos. Alysson Paolinelli […] sempre será lembrado como um grande parceiro e amigo de nossa empresa. Descanse em paz.”
Reconhecido nacionalmente, Alysson Paolinelli recebeu inúmeras homenagens por todo o trabalho prestado ao agro brasileiro. Entre tantas personalidades que se manifestaram nas últimas horas, Valdir Rodrigues, Presidente da Coopervap (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu), falou sobre o legado do ex-Ministro.
O presidente do CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro, falou sobre a convivência e os aprendizados ao lado de Paolinelli.
A presidente da Irriganor, Rowena Petroll, destaca a importância de Alysson Paolinelli para o desenvolvimento do Cerrado Brasileiro.
O Deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) prestou homenagem ao eterno Alysson Paolinelli e citou a gratidão aos ensinamentos deixados por ele.
Paulo Ribeiro de Mendonça Filho, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, e membro da FAEMG, relembra a importância de Paolinelli para o desenvolvimento tecnológico da produção agropecuária nacional.
Marcos Geraldo Alves, gerente regional do Sebrae Minas no Noroeste e Alto Paranaíba, destaca a importância de Alysson Paolinelli no desenvolvimento local e na melhora das condições de vida da região, de um modo geral.
Geraldo Pimentel, Presidente da Associação dos Beneficiários da Rodovia LMG 680, além da homenagem, nos revelou o desejo de nomear a estrada LMG 680, de “Alysson Paolinelli”.
O produtor rural João Alves fala da importância do ex-Ministro para a elevação do país a exportador mundial
Geraldo Lima, Diretor Executivo da Campo Análises, comenta sobre a participação de Paolinelli no desenvolvimento da empresa e as ideias instauradas por ele na agricultura.
Antônio Salvo, presidente do Sistema FAEMG-SENAR ressalta a importância de Alysson Paolinelli no desenvolvimento das exposições agropecuárias.
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e parceiro de Alysson Paolinelli destaca o legado de trabalho e paz deixado por Paolinelli.
Essa é nossa homenagem ao eterno Alysson Paolinelli
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
Participe de nossos grupos ZapRural
https://chat.whatsapp.com/C1GM2SnbGcODSYtxTEqUBs
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.