agricultura e ação social
Agricultura Familiar

AGRICULTURA E AÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA E AÇÃO SOCIAL

BANCO DE ALIMENTOS DE PARACATU MG

agricultura-e-ação-social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário propôs à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado a inclusão de Banco de Alimentos nos projetos de lei que tratam do combate ao desperdício de alimentos. Esse projeto de 2016 se concretizou aqui em Paracatu e as propostas têm em comum a intenção de incentivar as doações de alimentos, isentando o doador de responsabilidade civil e penal em caso de dano pelo consumo do alimento doado, desde que não seja caracterizado dolo e negligência. Tratam ainda, entre outras medidas, de prazos de validade para consumo e doação, de campanhas para conscientização da população e da concessão de incentivos para a redução do desperdício de alimentos.

O Banco de Alimentos atua em três frentes. A colheita urbana, um processo que consiste basicamente em coletar excedentes de estabelecimentos comerciais que estão dentro da validade, como legumes, massas, frutas, entre outros, e transportá-los para instituições de caridade. A educação, com palestras, workshops e oficinas aos profissionais das próprias ONGs – cozinheiros, cuidadores, voluntários ou auxiliares- e para estudantes, ensinando formas de manipular adequadamente os alimentos e evitar o descarte de partes com alto valor nutricional. Com o intuito de fazer ainda mais a diferença, essas ações educativas são estendidas à população em geral, proporcionando a conscientização da própria sociedade.

Conversamos com a Nutricionista Gracielen Napo, representante do Banco de Alimentos de Paracatu e com  a secretária municipal de Assistência Social, Ana Amélia de Melo Medeiros

A Nutricionista Gracielen e a equipe de funcionários e voluntários, trabalham ali com alegria, com amor, com todo zelo, pois sabem que isso é para ajudar o próximo. E aqueles que doam, também se sentem assim…

agricultura e ação social

Caso você produtor rural queira também participar, saber mais sobre o Banco de Alimentos, pode entrar em contato entre segunda e sexta feira, das 8h às 18h, pelo telefone: (38)3671-1162, ou ir até o Banco de Alimentos que fica no antigo prédio da Polícia Civil entre o Arraial Dangola e Vila Cruvinel.

One Reply to “AGRICULTURA E AÇÃO SOCIAL

Deixe uma resposta