A VACA LEITEIRA de hoje é menos fértil que as de antigamente???
Alguns diriam, sim. No entanto, especialistas em reprodução como o Dr. Richard Pursley, da Universidade do Estado de Michigan, Dr. Paul Fricke e Dr. Milo Wiltbank, Universidade de Wisconsin – Madison, realizaram uma pesquisa mostrando que a fertilidade não foi perdida, mas sim o sistema de produção de leite moderno com demandas por alta produção de leite coloca a vaca moderna em desvantagem reprodutiva.
A recuperação da taxa de fertilidade nas fazendas é alcançável quando um conjunto de relações complexas entre a produção de leite, metabolização hormonal e momento da inseminação estão bem sintonizados.
Na verdade, de acordo com Dr. Pursley, aumentar as taxas de concepção no primeiro serviço em 20 pontos percentuais pode aumentar US$65.000,00 os lucros por ano de uma fazenda de 500 vacas.
A ciência da reprodução está em constante evolução, continuamente novas informações são descobertas, o que requer uma mudança de mentalidade e um plano de ataque na fazenda. Neste caso, os pesquisadores estimulam os produtores a repensar três conceitos para ajudar o rebanho a entrar num ciclo de alta fertilidade:
1 – Escore de condição corporal (ECC)
2 – Combinação de programas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) com dispositivos de detecção de cio,
3 – Redução do número de gêmeos nascidos na fazenda.
Toda fazenda deve se esforçar para conseguir fazer a vaca ficar gestante o mais rápido possível após o período de espera voluntária. Conseguir e manter vacas em um ciclo de alta fertilidade é possível.
Vacas que mantêm ou ganham ECC após o parto têm maior fertilidade do que as vacas que perdem ECC. Essa é uma mudança de paradigma que vale a pena ser considerada. Um aumento no desempenho reprodutivo e uma redução dos partos gemelares é alcançável usando programas de fertilidade.
Gerenciados corretamente, os objetivos do manejo reprodutivo podem ser alcançados e os resultados multiplicados com o tempo.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.