11-12 ZAP
Água Meio Ambiente Outorgas

Paracatu recebe diagnóstico ZAP com estratégia de ações para melhoria da Bacia do Entre Ribeiros, uma das mais bem conservadas e que serve de modelo para outras regiões

Paracatu recebe diagnóstico ZAP com estratégia de ações para melhoria da Bacia do Entre Ribeiros, uma das mais bem conservadas e que serve de modelo para outras regiões

O ZAP realiza uma análise territorial detalhada, considerando os aspectos produtivos, econômicos e ambientais, visando orientar o planejamento do uso conservacionista dos recursos naturais.

A Bacia do ribeirão Entre Ribeiros é formada pelos ribeirões Barra da Égua e São Pedro. Estende-se por 385 mil hectares, sendo a atividade agrícola a principal ocupação e uso do solo. Cerca de 5% desta área já é irrigada, onde os pivôs centrais fazem parte da fisionomia da região. 13% do PIB de Paracatu advêm da agricultura (segundo dados da Prefeitura, 2018). As áreas se encontram divididas em lotes, onde se tem agricultura irrigada e sequeiro, e pecuária sendo desenvolvidas.  A iniciativa do projeto envolve produtores rurais presentes na sub-bacia, a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais – Irriganor, prefeitura municipal de Paracatu, e SEBRAE Minas, com finalidade de apontar ações de conservação da água e do solo e melhoria da oferta hídrica na sub-bacia do ribeirão Entre-Ribeiros, que desde 2006 enfrenta restrições de oferta.  A sub-bacia do ribeirão Entre-Ribeiros foi parte de uma gama de investimentos públicos para implantação de projetos de irrigação no Noroeste de Minas. O maior empreendimento de agricultura irrigada implementado na região foi o Projeto Entre-Ribeiros, entre as décadas de 1980 e 1990. Nesta quarta-feira, 9 de dezembro de 2020, aconteceu a entrega do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) da bacia do Entre Ribeiros, e a estratégia de apoio à gestão de recursos hídricos e ao desenvolvimento territorial sustentável. O ZAP realiza uma análise territorial detalhada, considerando os aspectos produtivos, econômicos e ambientais, visando orientar o planejamento do uso conservacionista dos recursos naturais. Assim, o diagnóstico ZAP consiste em um conjunto de informações do meio natural e produtivo, que podem contribuir significativamente para diretrizes de ordenamento do uso do solo no âmbito das bacias hidrográficas.

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta