Saúde e bem-estar animal no PERÍODO DE TRANSIÇÃO – 1º episódio
A limitação da ingestão, principalmente de energia em relação ao que é exigido, pode ocasionar o balanço energético negativo (BEN) e a mobilização de tecidos, resultando, em razão disso, doenças de ordem metabólica
O período periparto ou período de transição de vacas leiteiras, compreende as três semanas anteriores e as três semanas posteriores em relação a data do parto (pré-parto e pós-parto). Esse período é considerado o estágio de maior importância no ciclo produtivo das vacas leiteiras, onde buscamos vacas saudáveis e eficientes, com menores taxas de incidência de doenças e, consequentemente, menores taxas de descarte. Segundo a Milkpoint, nesse período de transição, inúmeras alterações ocorrem na preparação ao parto e a uma nova lactação. As fêmeas passam de gestantes não lactantes para não gestantes lactantes, tendo as exigências nutricionais aumentadas drasticamente devido ao crescimento fetal, desenvolvimento da glândula mamária, produção de colostro e início da produção de leite, com o agravante da queda no consumo de matéria seca (CMS) nas últimas três semanas que antecedem ao parto.
A milkpoint realizou uma webinar sobre ‘Saúde e bem-estar animal no período de transição’ e a palestrante Professora Lívia Magalhães iniciou explicando sobre bem estar animal e saúde animal.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.