USDA RELATA NOVIDADES EM SEU RELATÓRIO
Comentários: Vlamir Brandalizze
A oferta de soja nos Estados Unidos deve alcançar um nível recorde já que uma guerra comercial com a China, maior comprador mundial da commodity, reduzirá as exportações, informou em 12/07 o Departamento de Agricultura do país (USDA).
O USDA, em seu relatório mensal de oferta e demanda, estimou os estoques finais de soja no ano-safra 2018/19 em 580 milhões de bushels, bem acima da estimativa de 385 milhões de bushels feita há um mês, antes de a China impor tarifas sobre as importações da oleaginosa norte-americana.
O clima favorável e os constantes investimentos em tecnologia estão contribuindo para que Minas Gerais colha mais uma safra recorde de grãos. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2017/2018 (que vale até o momento), Minas Gerais deverá colher 14,37 milhões de toneladas de grãos, superando em 2,1% o volume registrado na safra 2016/2017, que até então era o recorde estadual. Neste ano, os destaques são para a soja e algodão.
Segundo dados do 9º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, neste ano safra, o crescimento da produção vem sendo favorecido pelo ganho em produtividade. Ao todo, é esperado um rendimento por hectare de 4,31 toneladas, alta de 3,2% frente ao volume registrado na safra passada. Uma ótima notícia, é que enquanto a produtividade aumentou, a área cultivada retraiu 1,1% com o uso de 3,33 milhões de hectares. Por mais um ano, a colheita da oleaginosa em Minas Gerais será recorde. A Conab aponta para a uma safra 9,4% superior a registrada no ano passado, somando 5,54 milhões de toneladas.
O clima adequado para o desenvolvimento das lavouras, aliado aos pacotes tecnológicos contribuíram para o aumento da produtividade, conforme informações no Diário do Comércio. O rendimento médio por hectare esperado na cultura da soja é de 3,67 toneladas, variação positiva de 5,6%. Além disso, a colheita já está praticamente concluída.
Quanto ao algodão, a demanda mundial elevada pelo produto e os preços altos também estimularam os investimentos na safra 2017/2018. Os produtores mineiros aumentaram em 60% a área de cultivo do algodão, que somou 25 mil hectares. Com o aumento da área dedicada ao plantio da cultura, a produção mineira foi estimada em 91,9 mil toneladas de algodão em caroço, incremento de 57,6%. Já a produtividade apresentou recuo de 1,47%, com rendimento médio estimado em 3,6 toneladas por hectare.
Quem tem mais detalhes é o consultor Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.