Projeções do Agronegócio para os próximos 10 anos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) divulgou estimativas para os diferentes pilares do agronegócio brasileiro na próxima década em comemoração aos 160 anos da entidade.
Segundo o levantamento “Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30”, a produção de grãos deverá crescer 27%, enquanto a de carnes terá uma média de crescimento acima de 16% no caso da carne bovina, e máxima de 28% com a carne de frango.
Atualizado anualmente com base nas informações que abrangem o período de 1994 até maio deste ano, o estudo é realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério, pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB).
Como aponta o relatório, a agropecuária brasileira terá um cenário promissor para os próximos dez anos, mesmo com a chegada do coronavírus que afetou o setor leiteiro, por exemplo. “Entretanto, [a pandemia] não afetou a safra de grãos e a produção e distribuição de carnes bovina, suína e de aves”, ressaltou o coordenador-geral de Avaliação de Política da Informação do MAPA e um dos coordenadores das projeções, José Garcia Gasques.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.