combater_cochonilhas_Jabuticabeiras
Pragas

Como combater cochonilhas

Como combater cochonilhas

Entre os fatores que propiciam os ataques dessa praga: existência de solo ou substrato inadequados, quantidade insuficiente de luz, falta de água, déficit de nutrientes ou adubação em excesso.

A cochonilha, apesar de ser uma praga muito conhecida, ainda causa grandes estragos.

Parentes próximos das cigarras e dos pulgões, as cochonilhas apresentam formas muito variadas, o que dificulta a sua identificação. Algumas espécies possuem corpo mole e se depositam sobre as plantas como se fosse algodão, enquanto outras têm uma carapaça dura.

É um inseto sugador, ou seja, se alimenta da seiva das plantas, seja através das raízes, folhas, pseudobulbos, axilas (junção do pecíolo com o caule) e, até mesmo, dos frutos, causando o enfraquecimento da planta.

Segundo o site “pergunte ao agrônomo”, há várias espécies de cochonilhas e elas possuem diferentes tamanhos, que variam de aproximadamente 0,5 a 8 mm de comprimento.

As cores marrom e branca não são as únicas que esse inseto possui visto que algumas cochonilhas ficam brancas apenas devido ao depósito de uma secreção cerosa branca.

Também é possível encontrar cochonilha de coloração rósea, preta, verde, amarelada, marrom e outras cores.

Primeiro surgem pequenas bolinhas brancas que se mantêm praticamente estáticas nos caules mais próximos às folhas. Depois, as folhas começam a apresentar manchas, e murcham. Logo em seguida, a planta perde vigor a ponto de, em casos extremos, morrer. Esse é um roteiro resumido de um típico ataque de cochonilhas, uma das pragas mais prejudiciais às plantas ornamentais. Embora minúsculos, esses insetos sugadores de seiva podem fazer grandes estragos, não apenas pelos nutrientes que roubam, mas também por secretar uma espécie de cera que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e ainda, atrai formigas doceiras.

CALDA DE ÓLEO COZINHA COM DETERGENTE E SAL

Indicação: Cochonilhas em geral, principalmente as que atacam as plantas cítricas (limão, laranja e tangerina)

Ingredientes:

10 litros de água

150 ml de óleo de cozinha (óleo de soja)

100 ml de detergente neutro

150 gramas de sal comum

Modo de preparo e uso:

Misturar os ingredientes nas quantidades indicadas e colocar em um pulverizador. Aplicar nas plantas atacadas e vizinhas procurando atingir toda a copa e/ou área afetada. Uma única aplicação é suficiente. As plantas devem ser observadas e caso seja necessário fazer uma segunda aplicação com 20 dias. Aplicar a calda nas horas mais frescas do dia, preferencialmente no final da tarde.

Fonte: EMBRAPA

 

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta