Conheça a Cenoura BRS Paranoá, para cultivo orgânico
Cenoura

Cenoura BRS Paranoá – para cultivo orgânico

Cenoura BRS Paranoá – para cultivo orgânico

Os produtores rurais brasileiros terão em breve a opção de comprar um novo tipo de semente de cenoura para cultivo orgânico, batizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como Cenoura BRS Paranoá.

A modalidade de cenoura é adaptada para sistemas de plantações orgânicas. Desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), a cenoura dispensa a necessidade de utilizar qualquer defensivo agrícola e possui alta resistência à queima-das-folhas, principal doença que afeta a cultura nas regiões produtoras do Brasil. As sementes estarão disponíveis para comercialização a partir de 2021.

A nova modalidade é recomendada para plantio no período do verão, época com condições mais adversas para o plantio da raiz e entressafra das cultivares convencionais plantadas no inverno. Testes realizados pela Embrapa apontam que a plantação da BRS Paranoá pode atingir uma produtividade média de 32,3 toneladas por hectare (t/ha), mais de 3 t/ha à frente da segunda colocada na avaliação.

As hortaliças da nova cenoura são mais resistentes à queima de folhas – principal doença da cultura, causada por bactérias e fungos – e não exigem adição de defensivos químicos para evitar pragas. A nova cultivar também é mais tolerante a problemas causados por microrganismos do solo (nematoides das galhas) que afetam o crescimento da raiz.

De acordo com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Aguinaldo Carvalho, a modalidade apresenta um índice de desfolha por doenças foliares que fica abaixo de 10%, mesmo com aplicação de produtos para o controle da doença. O pesquisador explica à jornalista Juliana Freire, do Conexão Ciência, que é a primeira cultivar para o plantio orgânico.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”

 

 


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta