CAVALO CRIOULO – RUSTICIDADE E RESISTÊNCIA
Rusticidade e resistência são duas características muito apreciadas nos cavalos crioulos.
Excepcional cavalo de lida, potente, dócil e resistente, com incrível capacidade de trabalho e subsistência, inclusive sob condições críticas.
É educado num galope especial, curto, porém continuado, que permite fazer muitos quilômetros por dia.
Os cavalos crioulos, antes mesmo de registrados como raça, foram companheiros inseparáveis dos pioneiros que colonizaram o Sul do país. Por muito tempo único meio de transporte. Fazendeiros e tropas que fizeram revoluções e defenderam as fronteiras no sul do Brasil, utilizavam o crioulo.
Visitamos a fazenda Agropel de propriedade de Rowena Petroll, zootecnista e criadora de cavalos da raça crioula, que falou sobre os cuidados com a criação do animal.
Veja a reportagem.
A primeira prova funcional para éguas crioulas registradas ocorreu em abril de 1971. A partir desta primeira experiência bem sucedida outras começaram a aparecer, como a prova de rédeas e a prova de resistência. A cada ano que passava, surgiam novos adeptos e apreciadores destas modalidades. As provas funcionais foram sendo aprimoradas ao longo da década de 1970, culminando, no ano de 1982, com a criação da prova mais consagrada e cobiçada da ABCCC: O Freio de Ouro.
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.