Mercado das CARNES continua batendo recordes
Análise de Mercado

Mercado das CARNES continua batendo recordes

Mercado das CARNES continua batendo recordes

Granjas com até mil aves serão registradas em MG

Produtores de Minas Gerais responsáveis por granjas avícolas comerciais de postura e de corte com até mil aves alojadas e que mantêm a produção dentro da cidade de localização da granja ou comercializam ovos e frangos para municípios adjacentes deverão registrar seus estabelecimentos junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A medida foi determinada pela Portaria do IMA nº 1984/2020, publicada este mês. As granjas com mais de mil aves ou aquelas que vendem sua produção para outros municípios já são obrigatoriamente submetidas ao registro. O objetivo é ampliar a vigilância nas pequenas granjas avícolas assegurando a adoção de medidas higiênico-sanitárias, dando especial atenção a esses produtores que, assim como os de grande porte, são fundamentais para o fortalecimento da avicultura mineira. A medida foi discutida com o setor produtivo no âmbito do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa) que é constituído por representantes do IMA, Ministério da Agricultura, Emater-MG, CRMV-MG, instituições acadêmicas, laboratórios e Avimig.

Estabelecimentos com até mil aves terão o prazo de um ano para enviarem ao IMA os documentos que comprovam os procedimentos de biosseguridade adotados. O atendimento nos escritórios do IMA em todo o estado encontra-se temporariamente suspenso por causa do enfrentamento à covid-19, ao passo que, por enquanto, a recomendação é o envio por e-mail dos documentos para a unidade do IMA correspondente à região. Após as adequações e a vistoria dos fiscais agropecuários, a granja será considerada apta ao registro. Ficam isentos desta determinação criatórios de aves de subsistência cuja produção seja exclusiva para alimentação e sobrevivência do agricultor e de sua família. Confira mais aqui.

 

Mercado das Carnes

Na terceira semana de junho, as exportações de carnes mantiveram quase o mesmo ritmo da semana anterior e, assim, as perspectivas para a totalidade do mês continuam boas, como explica Vlamir Brandalizze.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”


Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta