Lavouras de TRIGO em boas condições
A previsão de um inverno com temperaturas amenas e precipitações na média histórica pode favorecer o cultivo do trigo na Região Sul, que concentra 90% da produção do cereal. Mas o cenário também exige planejamento na semeadura para evitar perdas por geadas nos períodos de maior risco da cultura.
O período de semeadura do trigo na Região Sul (sul PR, SC e RS) vai de maio a julho, considerando diferenças regionais de clima, solo e ciclo das cultivares. As datas são definidas pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) com o objetivo de reduzir os riscos de perdas nas lavouras ocasionadas por fatores climáticos.
No trigo, diferentes causas associadas ao clima podem afetar os rendimentos, como geada no florescimento ou no espigamento, seca após a semeadura e na fase de enchimento de grãos, excesso de chuvas na colheita, além da ocorrência de pragas e doenças. A condição de clima subtropical do Sul do Brasil desafia a produção de cereais de inverno por ser uma região normalmente úmida e sujeita a temperaturas baixas no inverno e começo da primavera, com formação de geadas, e, ao mesmo tempo, podendo ser assolada por temperaturas elevadas e clima seco.
Neste ano, a expectativa é de clima favorável aos cultivos de inverno, com temperaturas amenas e precipitações na média histórica, acima de 100 mm/mês. Neste cenário, o risco pode estar associado às baixas temperaturas, capazes de ocasionar geadas que, dependendo do estágio da lavoura, podem resultar em perdas significativas no trigo.
Sobre o mercado do cereal o consultor Brandalizze afirma que segue acelerado, e as lavouras em boas condições.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.