EUA tem 95% da área plantada de MILHO e 80% de SOJA
O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, emitiu uma declaração defendendo o herbicida dicamba (herbicida que a indústria dos Estados Unidos pretende torná-lo substituto do glifosato, na produção da soja transgênica). A declaração aconteceu depois da decisão do Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos que decidiu cancelar os registros do produto. Mas o secretário defende que os produtores não podem ser ausentados de uma ferramenta bastante usada na agricultura.
Os agricultores americanos usam herbicidas à base de dicamba há mais de 50 anos, mas tradicionalmente evitam aplicar o herbicida durante os meses quentes de verão e raramente, ou nunca, sobre grandes extensões de terra, devido à maior volatilidade do produto químico, que se aplicado incorretamente pode se afastar das áreas-alvo pretendidas.
No Brasil, a proibição judicial do uso do Dicamba nos Estados Unidos foi comemorada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) e o presidente da entidade, Bartolomeu Braz, lembrou das consequências do uso do Dicamba nas lavouras vizinhas, especialmente no plantio de soja convencional e reafirma que os produtores brasileiros de soja são totalmente contra o uso desse herbicida.
O consultor Vlamir Brandalizze traz informações sobre as lavouras dos principais países produtores. Nos Estados Unidos, por exemplo, o milho já está com 95% da área plantada e a soja com 80%.
Saiba mais
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.