ZAP DO ENTRE RIBEIROS – Gerente Regional do Sebrae MG fala sobre a realização do diagnóstico
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o assunto é sustentabilidade
A Irriganor e o Sebrae Minas, com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, anunciaram no final do mês de maio, o início do estudo de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) da bacia hidrográfica do ribeirão Entre-Ribeiros, que abrange uma área produtiva de 21.700 hectares irrigados.
A metodologia do ZAP possui como objetivo a disponibilização de base de dados e informações que subsidiarão a formulação, implantação e monitoramento de planos, programas, projetos e ações que busquem o aprimoramento da gestão ambiental da sub-bacia hidrográfica estudada.
Com a adoção de um zoneamento territorial é possível considerar os aspectos produtivos econômicos e o viés ambiental, visando orientar o planejamento do uso conservacionista dos recursos naturais, permite simplificar e tornar ágil a gestão e o monitoramento do uso do solo no âmbito da propriedade rural e, simultaneamente, do próprio conjunto dessas propriedades nas bacias hidrográficas.
Francys de Oliveira proseou com o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Alves, e ele explicou como surgiu a proposta para o ZAP do Entre Ribeiros.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.