ARSÊNIO NO CÓRREGO RICO
REPRESENTANTE DA IRRIGANOR FALA SOBRE REUNIÃO COM DIRETORIA DO IGAM
No último dia 18 de fevereiro foi publicado do Diário do Executivo a portaria número 09/2020 do IGAM suspendendo temporariamente captações de água no Córrego Rico, sejam outorgadas ou por uso insignificante para irrigação, dessedentação animal ou humana, aquicultura, pesca ou recreação.
A Secretaria de Estado de Saúde, Unidade Regional de Saúde de Unaí, solicitou a realização de um estudo do cenário hídrico e da qualidade das águas das proximidades da unidade de mineração no município de Paracatu. Baseado nesse pedido o IGAM elaborou uma nota técnica onde diz que: através do Projeto Águas de Minas possui rede básica de monitoramento sendo 4 delas localizadas no córrego Rico no município de Paracatu (PTE023), córrego Rico a jusante do município de Paracatu na ponte da BR-040 (PT005), ribeirão São Pedro à montante (PTE025) e a jusante do ribeirão Santa Rita (PTE029).
Os principais fatores de pressão identificados no córrego são: uma área de mineração de ouro em seu alto curso bem como um passivo de atividades históricas de garimpo e também o garimpo realizado de forma clandestina na atualidade. Em seu médio curso, os fatores de pressão são os lançamentos de esgotos sanitários do município de Paracatu e atividades das indústrias química e alimentícia. Por fim, foram identificadas atividades agrosilvipastoris em seu baixo curso.
Ontem, 19, houve uma reunião entre a IRRIGANOR, CBH PARACATU, usuários da Bacia do Córrego Rico, representantes da Kinross, e corpo técnico da Campo análises. Nesta quinta-feira, 20, a diretoria da IRRIGANOR foi até a Sede do IGAM em Belo Horizonte para saber das providências que estão sendo tomadas.
Rowena Betina Petroll, presidente da IRRIGANOR, Associação dos Irrigantes do Noroeste de MG, falou sobre as reuniões.
Ouça:
baixe aqui:
IOF 18.02.2020 (PORTARIA IGAM 09 Suspensão Temporária de Outorgas no Córrego Rico)
Se preferir ouça em nosso PodCast nos principais apps, como:
Spotify, SoundCloud, iTunes, Deezer, ou o seu favorito.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.