A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) concluiu um novo levantamento sobre as agroindústrias familiares do estado. Foram identificadas 32.615 unidades de processamento, em 737 municípios mineiros.
O relatório mostra que a produção das agroindústrias familiares foi superior a 148 mil toneladas. O estudo também mostrou que, do total de agroindústrias familiares em Minas, 98,1% são individuais, ou seja, geridas por uma única família. Os dados são referentes ao ano de 2023. Ana Clara Moreira tem todas as informações direto da Agência Minas.
O relatório também apresenta mapas com as maiores concentrações de agroindústrias por região. A região de Salinas, no Norte de Minas, por exemplo, apresenta um relevante número de unidades de produção de derivados da cana-de-açúcar, com destaque para a produção de cachaça.
Já as agroindústrias familiares de processamento de leite e derivados (leite de vaca) estão bem distribuídas em todo o estado. Mas nas regiões de Guaxupé, Ipatinga e São João del-Rei, há uma concentração mais relevante, com municípios que apresentam número igual ou superior a 70 agroindústrias.
No Sudoeste de Minas, nas áreas de abrangência dos municípios de Alfenas e Guaxupé, estão as maiores concentrações de agroindústrias de café, que trabalham com a torra e moagem de grãos, e com os cafés em cápsula.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.