Tecnologia no Campo

Rastreabilidade bovina (parte 4) O conhecimento do pecuarista é fundamental para o desenvolvimento do setor

É consenso entre os principais países importadores e exportadores de carne bovina, que a rastreabilidade por identificação individual é fundamental para o aumento da segurança sanitária e alimentar, além de promover resposta mais rápida e efetiva no controle e erradicação de doenças infecciosas dos rebanhos. No entanto, há alguns entraves para a implementação dessa tecnologia. Entre eles, os custos para identificação que compreende a aquisição dos elementos de identificação, alicate aplicador de brincos, bastão para leitura por radiofrequência (RFID), a contratação de mão de obra especializada para colocação, manejo de todo o rebanho para colocação dos brincos, o tratamento da ocorrência de doenças relacionadas à aplicação dos brincos como bicheira e berne e o alto índice de perda de brincos havendo a necessidade de identificar novamente esses animais. As informações são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

 

Se preferir ouça em nosso PodCast no SoundcloudSpotifyTuneinDeezeriTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.

A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.

Participe de nossos grupos ZapRural » https://chat.whatsapp.com/FKjxdFUdye5DUa89i6GBgr (sem bate-papo / somente adm publica as notícias)

  • Leia as regras na descrição

Descubra mais sobre Paracatu Rural

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta