Uma pesquisa revelada pelo portal “Numbeo” revelou a média do preço do arroz nos supermercados em um levantamento que conta com 96 países. Os valores são referentes ao quilo nas gôndolas, e os Estados Unidos lideram o ranking, com 4,56 dólares, por quilo, em média, ao consumidor. Em reais, o quilo ultrapassaria os 25 reais. A lista segue com Suíça (3,99 dólares/kg), Canadá (3,70 dólares/kg), Japão (3,44 dólares/kg) e Suécia (3,35 dólares/kg). O Brasil aparece com um dos preços mais baixos da lista, na posição 85, com o quilo custando, em média, 1,11 dólar/kg (6,20 reais).
A Federarroz publicou o levantamento em suas redes sociais e destacou a posição brasileira: “Conheça o ranking mundial de preços do arroz dentre 96 países pesquisados. O Brasil ocupa a posição octogésima quinta. Sabemos que cada um desses países possui custos de produção, carga tributária, legislação trabalhista, cuidados com o meio ambiente, nível tecnológico, dentre tantos outros fatores, bem distintos entre si. Também sabemos que os preços das commodities sofrem influência da oferta e demanda mundial “, comenta a federação.
Vlamir Brandalizze chama a atenção para a Índia, que após meses fora do mercado de exportação, pode voltar a comercializar arroz. No Brasil, os preços nas gôndolas seguem entre 26 e 35 reais o saco de 5 kg e a espera é pela volta do giro em agosto.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.