Pelo segundo mês consecutivo, o custo de produção de leite, medido pelo ICPLeite/Embrapa, registrou elevação. No mês de junho foi de 0,7%. No acumulado do primeiro semestre do ano, contudo, ainda há deflação de custos, de -2,5%. Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 1,6%.
No acumulado em doze meses, a variação dos custos de produção foi de +1,6%, com quatro grupos apresentando crescimento significativo de custos. O de maior intensidade foi o de Energia e combustível, com 8,5% de variação acumulada, enquanto que o de maior impacto, pelo seu peso relativo, foi o de Mão de obra, com 5,7% no período. O grupo Sanidade e Reprodução acumulou aumento de 5,0% e Volumosos, outro item de peso elevado no cálculo do ICPLeite/Embrapa, teve variação de 4,2%, As informações são da Embrapa.
Uma discussão bastante presente no setor lácteo diz respeito à eficiência da produção. O uso de tecnologias e a adoção de práticas concretas de desenvolvimento do setor estão entre as medidas que contribuíram para uma atividade leiteira mais rentável no Brasil. É sobre isso que fala Marcelo de Carvalho, CEO e fundador da Milkpoint Ventures, em entrevista à Coordenadora do Núcleo de Inteligência da CNA, Nathália Fernandes.
Se preferir ouça em nosso PodCast no Soundcloud, Spotify, Tunein, Deezer, iTunes, dentre vários outros. Basta pesquisar por Paracatu Rural.
A reprodução completa ou parcial do conteúdo é permitida mediante citação da fonte: “ParacatuRural.com”.
- Leia as regras na descrição
Descubra mais sobre Paracatu Rural
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.